v festival do gnocchi

por Casa das Etnias. 31/03/2016
cultura, gastronomia

Dentro das  programações anuais do Circolo Trentino di Caxias do Sul, aconteceu o V FESTIVAL DO GNOCCHI, celebrada no dia 29 de março de cada ano. 

Neste ano a festa foi realizada no restaurante e pizzaria O FORNÃO


Segundo a tradição italiana este prato de massas, também é conhecido como GNOCCHI DA FORTUNA, OU DA SORTE. 

O que diz a lenda:

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29.

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project