SEMINÁRIO DIVERSIDADE LINGUISTICA

por Casa das Etnias. 30/10/2015

O Seminário "Diversidade Linguística" iniciou no dia 28 e tem continuidade nos dias 29 e 30 de outubro de 2015, no Ponto de Cultura Casa ds Etnias,  como parte das atividades da 5ª Semana das Etnias, com a presença de uma centena de pessoas presentes ao evento. 

O médico, escritor  e membro da Academia Riograndense de Letras  Franklin Cunha fez sua palestra, com a participação do Professor e escritor José Clemente Pozenato e Frei Arlindo Batistel, pesquisador e escritor ligado à EST Edições e Correio Riograndense. Ao final, alguns participantes se manifestaram, apresentando suas opiniões. Franklin abordou a questão da diversidade numa perspecitva de resistência dos mais diversos  falares, desde o mais simples e interiorano até os dos povos imigrantes.

O evento foi corado de êxito, tendo a participação de pessoas de outros municípios, como de Serafina Correia, que se fez presente com uma delegação de quinze pessoas.

Na segunda noite, houve a palestra com a professora e pesqusadora Marley Pértile e ainda a participação do Paulo Massolini , de Serafina Correia, que discorreu sobre o talian, de Celestino Vicente Szynwelski, que apresentou o cenário da língua polonesa, e de Lucas Diel, que apresentou o cenário da língua alemã. 

Nesta noite, foi aprovada a Carta de Gramado.

Na terceira noite do Seminário (30-10), os participantes viram o doucmentário "Brasil Talian". Ao final, o diretor André Constantin e o produtor Fernando Roveda fizeram suas manifestações. Vários participantes apresentaram suas opiniões e sugestões a respeito do tema debatido no Seminário.

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project