PRÀTICA DE TALIAN

por Casa das Etnias. 15/08/2022
#talian#culturaitaliana#girotondo#misericoloni

PRÀTICA DE TALIAN

A Associação Cultural Miseri Coloni, o Grupo Musical Girotondo e várias pessoas que estudam o Talian através da Cucagna Scola de Talian, via UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste do Paraná, realizaram no dia 12 de agosto o primeiro encontro do evento batizado de Pràtica de Talian.

            A atividade consiste em um encontro na segunda sexta-feira de cada mês, começando dia 12 de agosto, depois dia 9 de setembro, 14 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro.

            Estão inscritos 50 participantes de Caxias do Sul, incluindo alguns de Flores da Cunha e Carlos Barbosa.

            Na primeira hora, das 19:30 às 20:30, foram feitas leituras de textos do clássico Nanetto Pipetta, de Aquiles Bernardi e do Ritorno de Nanetto Pipetta, de Pedro Parenti, mais a Lession 01 da Gramàtica do Talian.  E o Grupo Girotondo demonstrou e cantou com os 50 participantes duas músicas em Talian: Le Tosate dea Colônia, de Ivo Gasparin, e Quando el Vècio Ndava a Leto, do folclore Talian.

            Em seguida o grupo degustou a menestra de canederli, prato típico da cultura Taliana, de origen Trentina, passando duas horas de convívio, ciàcole e cantos em Talian.

O evento aconteceu no Ponto de Cultura Casa das Etnias, junto ao Centro de Cultura Henrique Ordovás.

            Os inscritos ficaram muito satisfeitos com o encontro, saindo entusiasmados, já pensando no próximo, que vai acontecer dia 09 de setembro.

Os promotores avaliaram que é possível aumentar o numero de participantes para 60 pessoas, abrindo então vaga para 10 novos interessados. Para perguntas e informações podem escrever para João Wianey Tonus, no WhatsApp  (54) 9 9119-3810.

 

                                   Caxias do Sul, 15 de julho de 2022.

Project
Project