PIC NIC CULTURALE

por Casa das Etnias. 24/03/2019
#cultura

No dia 24 de março aconteceu a 1ª edição do projeto PIC-NIC CULTURALE. Com um trajeto que passou por várias localidades no interior de Caxias do Sul, passando por regiões de descendentes vênetos, mas sobretudo de descendentes trentinos.

Durante o passeio foram visitadas as localidades do trajeto, passando entre uma e outra localidade por paisagens rurais, de morros e vales, com a maior concentração de pequenas propriedades, região de maior produção de produtos hortifrutos de Caxias do sul. Também foi visitado um moinho ainda movido com roda de água, construído no início da colonização de Caxias. Visitou-se também, muitas casas construídas pelos imigrantes italianos, na sua originalidade e o acervo religioso através das igrejas da região.  

O roteiro se iniciou com a saída do Ponto de Cultura Casa das Etnias, sede do Circolo Trentino di Caxias do Sul. A primeira parada no museu Nacional ao Imigrante. O segundo ponto e início na imerção italiana foi em São Braz, após seguindo para a localidade de São José, depois Caravaggio e em seguida para São Luiz. Após a parada no moinho, seguiu-se para a localidade de São Valentin, visitando às casas centenárias de pedras e de madeira. Com a parada para o PIC NIC (merendin) prevista na casa dos Andreis (construída pelo imigrante Stefano Andreis), após esta parada seguiu para São Vigílio da 6ª Légua, depois uma visita a Capela Nsa. Sra. da Rocca e com a finalização retornando ao Ponto de Cultura Casa das Etnias. 

Passeio de imersão e resgate dos costumes do nossos colonizadores italiano, no interior de Caxias do sul.

Project
Project
Project