OFICINA DE PIEROGI

por Casa das Etnias. 04/08/2019

BRASPOL REALIZOU OFICINA DE PIEROGI

Na tarde-noite de 03 de agosto, a Braspol de Caxias do Sul-RS realizou mais uma oficina da culinária polonesa. Desta vez foi o pierogi ruskie. O acolhimento dos participantes foi feito com pão e sal - tradição polonesa que é conservada e praticada em encontros como este.

Mesmo com frio intenso, mais de uma dezena de interessados se fez presente ao espaço de gastronomia do Ponto de Cultura Casa das Etnias e  pôs a mão na massa. As instrutoras Ivone e Larissa distribuíram folha impressa com o histórico do pierogi, a receita e o modo de fazer, deram as primeiras explicações sobre como fazer e responderam a questões iniciais apresentadas pelo grupo. Após, orientaram os participantes na elaboração da iguaria, passo a passo.

Num ambiente de descontração e alegria, todos participaram com afinco da atividade. Enquanto esperavam o ponto da massa e da batata moída, elaboraram flores de papel - outra tradição polonesa.

Por fim, foi servido o jantar, que constou dos pierogi ruskie produzidos pelos participantes, carne de suína assada (szynka z rozna), saladas de repolho (kapusta) e de cenoura com laranja e nata (Surówka z marchwi z mandarynkami). Além dos participanters da oficina, também seus familiares fizeram parte do jantar, que estava muito gostoso e por isto foi elogiado por todos. As oficineiras foram aplaudidas.

Parabéns à Braspol por esta iniciativa.

Conselho Gestor.

 

Project
Project
Project
Project