JANTAR TURCO - SABORES DO ORIENTE

por Casa das Etnias. 11/05/2019
#comidaturca #turquia #saboresdooriente

JANTAR TURCO - SABORES DO ORIENTE

No dia 11 de maio de 2019, realizamos um jantar Turco, intitulado - SABORES DO ORIENTE, numa parceria entre o Ponto de Cultura Casa das Etnias e os membros da comunidade Turca de Caxas do sul, coordenado pelo casal,  Sr. Fatih e sua esposa a Sra. Melek.

O evento começou muito antes deste dia, já na quinta-feira, começaram a preparar algumas comidas (sarma), o chá de hibisco, etc. 

No sábado, dia do evento, a tarde a mulheres em trajes típicos turcos, enfeitaram o salão com objetos turcos e com  temas da religião islâmica, num espécie de pequeno altar, juntamente com as mensagens colocadas em pequenos envelopes, para serem entregues aos convidados. 

Enquanto, isso, o cheiro inibriante do preparo dos alimentos, vindo da cozinha, se espalhava por todos os ambientes. Os homens e as mulheres se envolviam no preparo dos alimentos, sendo que as carnes para o Kebap ficaram a cargo somente dos homens. \"um momento de paz e harmonia\", como teria dito a Sra. Melek.

Ao por do sol eles se voltaram em orações e ao anoitecer eles fizeram uma pausa para quebrar o jejum do Ramadan que vai do nascente ao por do sol.  

A abertura do envento se deu antes do jantar, no primeiro piso, no Teatro Miseri Coloni, com a apresentação de um vídeo sobre a Turquia, mostrando um pouco dos seus encantos,  pontos turisticos, sua cultura e sua rica gastronomia.

Neste momento, Sr. Fatih falou resumidamente sobre o que é o RAMADAN, explicou que é um período de jejum e orações, que ocorre durante um mês, este ano no período de 05 de maio a 04 de junho, mas que é variável de anao a ano, pois segue o calendário lunar. Logo após a palestra, os convidados se dirigiram ao salão do jantar. 

Enquanto isso, os preparos do jantar delicioso, na cozinha, já estava quase findando.

Para esta noite o cardápio a ser servido foi:

Sopa de lentilha vermelha, Plav (arroz), DonerKebap (churrasco turco), Borek (massa recheada com carne e batata), Sarma(folhas de parreira recheadas), Kibi frito Barbunya (feijão cozido), Tazefasulye (vagem), Humus( pasta de grão de bico), saladas e 02 sobremesas.

Bebida: Suco de Hibisco e água.

Sendo que em respeito ao Ramadan, as bebidas alcoólicas estavam proibidas. 

Este evento foi um momento ímpar aos participantes, pois tiveram o contato com a religião, a cultura e a gastronomia milenar do oriente. 

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project