BRASPOL DE CAXIAS DO SUL FESTEJA 20 ANOS

por Casa das Etnias. 18/08/2019
#cultura #gastronomia #poloneses

BRASPOL DE CAXIAS DO SUL FESTEJA 20 ANOS

A Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil - BRASPOL -, de Caxias do Sul-RS, comemorou 20 anos de fundação e, ainda, 150 anos da imigração polonesa ao Brasil. O evento ocorreu no dia 18 de agosto de 2019, nas dependências do CTG Heróis Farroupilhas. O local foi transformado para receber os convidados. Foi decorado com muitas flores naturais e de papel colorido, destacando-se o símbolo da Braspol e  as cores nacionais da Polônia.

Foi apresentada a história da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Brasil (ocorrida em Brusque-SC) e da história dos vinte anos de existência da Braspol de Caxias do Sul. Houve a entoação do Sto Lat (parabéns), apagar de velas e aplausos. 

O Grupo de Danças Kalina, de Nova Prata, fez belíssima apresentação, que foi aplaudida  de pé pelos presentes. Também houve efusivos elogios aos pratos típicos poloneses preparados pela equipe do Sr. Dallagnol.

O Sr. André Hamerski, vice-presidente da Braspol para o Rio Grande do Sul, fez seu pronunciamento, enaltecendo a entidade de Caxias do Sul por seu trabalho e dedicação em prol da cultura polonesa. Foi lida carta do Sr. Rizio Wanchovicz, presidente nacional da entidade, que parabenizou a Braspol-Caxias do Sul pela efeméride e enalteceu a comemoração dos 150 anos da imigração.

Foi uma festa recheada de elementos poloneses: os convidados foram recebidos com pão e sal, teve as iguarias do buffet,  os trajes, a música, a decoração e o artesanato (da artesã Kariane Modelski). Por  fim, entremeado pelas danças do Grupo Kalina, ocorreu o  rifão, com inúmeros e bons prêmios.

O evento foi um sucesso.

Parabéns à Braspol

Conselho Gestor.

 

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project