BATE PAPO NA RÁDIO RADISE

por Casa das Etnias. 13/07/2019
#cultura #italiano #trentinos #alemães #suiçosvalesanos

MESA REDONDA NA RÁDIO RADISE

No dia 13/07/2019, o Ponto de Cultura Casa das Etnias, através de seus representantes, participou de uma conversa descontraida (mesa redonda) junto à Rádio Radise, localizada em Ana Rech, de propriedade de Valter Buffon.

O objetivo do encontro foi divulgar o trabalho e as atividades desenvolvidas no Ponto de Cultura Casa das Etnias, bem como oportunizar a cada representante das Etnias, falar um pouco da sua entidade e suas atividades desenvolvidas individualmente na casa, ou fora dela, mas a partir da casa.

O encontro foi na sede da rádio Radise, que partiu de um desafio lançado pelo jornalista Sr.Valter Buffon, anteriormente,  e aceito pelo PCCE e os demais componentes. O comando esteva a cargo do Sr. Valter e como mediadora do bate papo ficou a cargo da Sra. Adelina Rizzardo, que já foi radialista e também é professora de italiano e pelo Sr. Valter.

Participaram da coletiva os representantes das seguintes entidades:

- Ponto de Cultura Casa das Etnias - Sr. João Andreis (coordenador)

- Circolo Trentino - Sra. Sirlei Bertollo

- Assoc. Cultural Germanica - Alles Gut - Sr. Lucas Dihl

- Assoc. Cultura Miseri Coloni - Sr. João Tonus

- Assoc. Suíço-Valesana do Brasil - Sr. Ivo Sartor

A conversa partiu desde a concepção da idéia da criação do Ponto de Cultura Casa das Etnias, entre 2010 e 2011, até a concretização do projeto, através de lei de incentivo à cultura efetivamente, em 2011. Finalizado em outubro de 2013 com a entrega do PCCE, tendo como locatário principal BRASPOL, da etnia Polonesa e depois as entrada dos demais grupos. Depois cada grupo contou um pouco de sua história, sua criação e um pouco das batalhas de que cada grupo enfrenta para se manter na atividade.

Como o programa é transmitivo pela WEB e pelo Facebook, era constante a participação de ouvintes, de várias localidades do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com saudações, elogios e incentivos aos grupos e e à rádio, pela iniciativa do bate papo.

Agradecemos a todos em especial ao Sr. Valter Buffon, pela oportunidade de abrir este espaço para a divulgação da pluralidade das culturas existentes em Caxias e região e sua perpetuação.  

 

Confira mais informações
Project
Project