13ª SEMANA DA ETNIAS - AFROS, INDÍGENAS

por Casa das Etnias. 27/10/2023

MARCOS DAS ETNIAS AFRO-DESCENDENTES, INDÍGENAS E IMIGRAÇÕES MAIS RECENTES

PALESTRANTE: LUCAS CAREGNATO

MEDIADOR: JOÃO VIANEY TONUS

 

A noite trascorreu tranquila, mantendo mais a forma de roda de conversas,  comanda pelo professor,  pesquisador e também vereador Lucas Caregnato. 

O palestrante começou a falar sobre a forma brutal de que os negros foram trazidos para o Brasil, no período da escravidão, durante o império. Que no sul do Brasil a quantidade desta etnia era menor e sobretudo nas terras que foram cedidas pelo império aos fazendeiros, portanto, antes do início das imigrações germânica, italiana, polonesa e suíça.  Que na região onde houveram as colonizações por imigrantes, os negros prestavam serviços como diaristas. Mas com relatos de que apesar de tudo o racismo estava presente. 

Que a etnia indígena também, já se encotrava na região, muito antes da chegada de qualquer imigrante e que hoje, encontram-se somente vestígios desta etnia. 

Segundo o palestrante, Caxias do sul, conta hoje, com cerca de quarenta etnias, mostrando-se uma cidade aberta a toda e qualquer etnia que aqui queira se estabelecer. Ex. haitianos, senegaleses, venezuelanos, turcos, libaneses, chineses, etc. 

Foi um momento de trazer à tona, fatos de como as etnias menores foram sempre descriminadas e que aos poucos, mas com muita dificuldade, está havendo uma evolução para o bem comum de todos. 

A coordenação.

Project
Project
Project
Project
Project
Project